Carregando...

Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Notícias

Agronegócio garante crescimento de 1,9% do PIB; ele vai continuar salvando a economia?

O PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro no primeiro trimestre de 2023 surpreendeu e subiu 1,9%. As estimativas do mercado eram para crescimento de 1,2%.

O PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro no primeiro trimestre de 2023 surpreendeu e subiu 1,9%. As estimativas do mercado eram para crescimento de 1,2%.

O número foi impulsionado pelo agronegócio que cresceu 21,6% no período, por conta da safra recorde de grãos, que deve bater 300 milhões de toneladas no ano, e pelo alto preço das commodities. O setor industrial apresentou recuo de 0,1% e o de serviços, avançou 0,6%.

“O aumento do PIB Agro foi influenciado pela melhora na produção e na produtividade das lavouras, puxado pela principal delas que é a soja, seguida pelo milho”, explicou Gabriela Chiste, diretora de gestão de risco e crédito da MAV Capital.

Na comparação com mesmo trimestre do ano anterior, o setor agropecuário cresceu 18,8%, ante recuo de 2,9% no quarto trimestre de 2022.

Boa safra deve garantir crescimento no segundo trimestre

O aumento do PIB da agropecuária brasileira foi impactado pela alta na safra deste início do ano em relação ao ano passado. Carlos Cogo, consultor especializado em agronegócio, explicou que a estiagem que atingiu grande parte do país em 2022 não se repetiu esse ano e, por isso, os números da primeira safra de soja vieram muito acima e tendem a continuar altos no segundo trimestre.

“O número oficial do IBGE aponta uma safra de 149 milhões de toneladas de soja no ano. Serão quase 30 milhões de toneladas a mais. A safra partiu de uma base muito baixa após estiagem ano passado”, explicou Cogo que reforçou que as safras de milho e cana de aúcar também devem ser recorde.

PIB agropecuário deve crescer mais de 9% no ano

Mesmo com um desempenho historicamente mais baixo no segundo semestre, após as colheitas, o PIB agropecuário brasileiro deve ter uma importante alta em 2023. Cogo reforça que agentes do mercado acreditam que esse número pode ser de 9,5%, o maior desde 2017.

Após a apresentação dos números do IBGE, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) afirmou que vai revisar a projeção do crescimento do PIB geral e do PIB da agropecuária. Renato Conchon, coordenador do Núcleo Econômico da entidade, afirma que o PIB do setor pode crescer até 10,5% em 2023.